NOSSO BLOG

Informações úteis para que você se mantenha atualizado

Novos cenários do saneamento exigem melhor capacitação profissional

“Vai faltar pessoal!”. Esta é a avaliação do engenheiro sanitário Helvécio Carvalho Senna sobre as projeções do mercado de trabalho na área de saneamento nos próximos anos. Ele aponta que estão previstos investimentos na ordem de R$ 27 bilhões e a abertura de pelo menos 5 mil novos postos de trabalho na área.

Helvécio foi entrevistado na série de lives: “Saneamento em pauta”, promovida pela Hidrogeron.  Com um currículo invejável, entre outras atividades ele  gerenciou o Programa Onda Limpa no Litoral Sul de São Paulo, responsável por 18 unidades de tratamento. Também atuou no controle da qualidade da água e esgoto em 26 cidades no Vale do Paraíba, representando mais de 50 ETAs. Gerenciou uma das maiores unidades de tratamento das Américas: a ETE Barueri.  É especialista em tratamento de esgotos . Fez o start-up das ETEs São Miguel Paulista e Parque Novo Mundo, ambas da Sabesp/SP. 

Durante a live “Dinâmica de mercado e as Oportunidades de crescimento profissional no saneamento”, ele falou sobre temas diversos, que vão da utilização do lodo de esgoto para a aplicação na agricultura a técnicas de remoção de nitrogênio amoniacal, mas o foco foi a preparação técnica de profissionais para um mercado que vai crescer muito nos próximos anos: a privatização de serviços de água e esgoto.

Helvécio, atualmente é sócio e leciona na Ecologic Soluções em Águas e Efluentes, que traz uma grande quantidade de cursos de qualidade na na área do saneamento. E na última década tem se dedicado à preparação destes profissionais.

Assista ao trecho da live no qual Cristiano Ribeiro, presidente do Grupo Hidrogeron, pergunta sobre as novas perspectivas para os profissionais do saneamento no Brasil:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Filtrar por Segmento

Filtrar por Categoria

Mais Sobre Nós

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS GRATUITOS E NOVIDADES

VEJA TAMBÉM:

Case de Sucesso Tronox

A Tronox possui 9 grandes fábricas produtoras de pigmento distribuídas pelo planeta : EUA, Holanda, Austrália(2), Inglaterra, China, França, Arábia Saudita e Brasil. Instalada no

Leia mais

Case DMAE/ Uberlândia

No Ranking de Saneamento Básico de 2022, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com as 100 maiores cidades do país, Uberlândia é referência de gestão de serviços

Leia mais