NOSSO BLOG

Informações úteis para que você se mantenha atualizado

Londrina é a 30ª cidade sob a operação da Sanepar a adotar o sistema Hidrogeron

 

A Estação de Tratamento de Água Cafezal, em Londrina, operada pela Sanepar, é a mais antiga da cidade e funciona desde 1959. Ela abastece cerca de 30% da população, e com o crescimento pujante de Londrina nas últimas décadas, a vizinhança da estação de tratamento logo se tornou um núcleo populacional denso e isso virou uma grande preocupação.

Com o crescimento da cidade a ETA Cafezal ficou no centro de um denso núcleo urbano.

 

Durante cinco décadas a Sanepar utilizou cloro gasoso para realizar a desinfecção da água na ETA Cafezal, e isso era um risco para a segurança de operadores e dos moradores do entorno da ETA. Para evitar acidentes como vazamentos, e mesmo a circulação de caminhões transportando cilindros de 900 kg de cloro no centro de Londrina, a Sanepar decidiu fabricar seu próprio cloro no mesmo local onde seria aplicado.  Veja na galeria abaixo imagens do antigo sistema de cloração com gás cloro:

Assim, no início de 2024, instalou um sistema de geração e dosagem automatizada de hipoclorito da Hidrogeron, com a capacidade total de produção (e aplicação automatizada) de 300 kg de cloro por dia para a desinfecção da água distribuída à população. São dois geradores de 150 kg/dia cada, um deles ativo 24 horas por dia e outro como reserva para que o sistema não pare nunca. 

A ETA Cafezal utilizava 1 cilindro de 900 kg de cloro gás por semana, e agora deixa de manipular mais de 50 cilindros de cloro gás por ano. A estocagem de grandes quantidades de cilindros é um problema ainda maior de segurança (demandando uma série de procedimentos, obras e uso de EPIs), por isso,  os fretes transportando o material eram frequentes. E, como praticamente nenhuma ETA possui equipamento de pesagem na chegada do produto, era muito difícil afirmar se a quantidade de gás dentro dos cilindros eram as mesmas acordadas durante a compra do produto. Veja na galeria de fotos abaixo como ficaram as instalações dos geradores de cloro Hidrogeron na ETA Cafezal:

Redução de 43% nos custos de aquisição de cloro

 

Para a Sanepar, a implantação da tecnologia Hidrogeron trouxe ganhos muito além da segurança dos operadores e população do entorno. A troca de sistemas, do cloro gás para o gerador de hipoclorito, proporcionou uma série de ganhos como a menor oxidação da adutora, conexões e hidrômetros, assim como a redução na utilização de EPIs e gastos com insalubridade aos funcionários. 

A utilização do cloro gás prevê a necessidade de EPC (equipamentos de proteção coletivo) como o lavador de gás, investimento para implantação,  peças e produtos para manutenção preventiva do sistema de exaustão em caso de vazamento. Também é necessário os investimentos em treinamento constante dos operadores para emergências, e até brigada do bombeiro em caso de acidente e vazamento de maiores proporções.

 

O ganho financeiro mais expressivo foi na redução dos custos de cloração. Com o sistema Hidrogeron, a ETA Cafezal reduziu em mais de R$ 200 mil (-43%) os custos anuais apenas com a aquisição de cloro. Veja os números do desempenho entre fevereiro e agosto de 2024:

 

Durante o período de operação analisado (entre fevereiro e agosto de 2024), a equipe da SANEPAR constatou que aplicando 30% menos cloro na água tratada para população, era obtido o mesmo residual de sempre (0,6mg/l) na ponta da rede da cidade da época em que utilizavam cloro gás. Ou seja, quase um terço a menos no uso cloro e o mesmo residual de antes.

Londrina oferece água tratada para 100% da população da cidade e é uma referência  na excelência dos serviços prestados à população, justamente por andar de mãos dadas com tecnologias inteligentes, viáveis e eficientes como a geração de cloro in loco. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Filtrar por Segmento

Filtrar por Categoria

Mais Sobre Nós

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS GRATUITOS E NOVIDADES

VEJA TAMBÉM: