A Hidrogeron agora faz parte do PAM (Plano de Auxílio Mútuo), uma associação voluntária entre empresas e poder público que tem como objetivo ampliar a segurança contra incêndios e outros incidentes na região das empresas. A iniciativa é do Governo do Estado do Paraná e além de oferecer mais segurança aos funcionários das empresas e à população do entorno delas, o plano também visa diminuir danos e prejuízos materiais. As empresas convidadas são aquelas reconhecidas como as mais organizadas, estruturadas e comprometidas com a população de Arapongas (PR).
O capitão Wallacy Xavier de Souza, comandante do Corpo de Bombeiros de Arapongas, um dos responsáveis pela implantação do PAM na cidade, explica que o plano “Visa o bem comum social, servindo para que possamos dar uma resposta rápida a possíveis acidentes”. Wallacy conta que o projeto começou a ser implantado em 2019, mas a pandemia prejudicou sua evolução. No entanto, sua retomada se deu em setembro passado: “Já estabelecemos alguns objetivos como treinamentos, simulações e visitas técnicas. Estas, servem para que o Corpo de Bombeiros possa conhecer os potenciais riscos de cada empresa. Esta familiarização facilita muito as ações rápidas e precisas em caso de incidentes naquele local”, explica o capitão.
A sócia e diretora de Marketing da Hidrogeron, Carolina Santos, deu as boas vindas aos representantes das empresas e órgãos públicos que participaram da reunião que aconteceu no final de dezembro na sede da empresa. “Nossa história está entrelaçada à história da cidade, a essência da nossa atividade, o saneamento, demonstra nosso comprometimento em criar soluções para melhorar a vida das pessoas. Ficamos muito felizes em participar deste grupo, com empresas tão importantes, e nos colocamos à disposição para contribuir no que pudermos para ampliar a segurança e cobertura contra acidentes” disse a diretora.
Como funciona?
O presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes)) da Hidrogeron, Eduardo Pereira, explica que as ações não se restringem às empresas associadas: “Sempre que, por qualquer motivo, o Corpo de Bombeiros precisar de apoio no atendimento a ocorrências graves as empresas associadas irão dar seu apoio, seja com equipamentos, veículos, brigadistas ou qualquer outra forma de suporte possível. Esse suporte vale tanto para as empresas que fazem parte do PAM, como para qualquer outra empresa ou residência que esteja com problemas desta natureza”, conta Eduardo.
Para isso, as empresas que participam do PAM estão recebendo treinamentos avançados e aumentando sua brigada de incêndio. “Em janeiro já estaremos realizando simulados para aprimorar as equipes dessas empresas e desenvolver uma melhor sinergia entre elas, o Corpo de Bombeiro e a Defesa Civil”, lembra o capitão Wallacy.
Além da Hidrogeron, atualmente fazem parte do PAM em Arapongas as empresas como a Nortox, Moinho Arapongas, CETEC, Copel, Sanepar, Móveis Vila Rica, Autoposto Tan Tan, Brazilian Pet Foods, Simbal, Kits Paraná, Móveis Arapongas além de instituições como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, Conselho de Segurança (conseg), Samu e Grupo de Resgate e Apoio Voluntário Norte Paranaense.
As empresas localizadas em pontos estratégicos da cidade devem se associar em breve para ampliar e fortalecer a rede de apoio do PAM.