Estudo contratado pela Hidrogeron, em julho de 2021, revelou alguns importantes dados sobre a extensão e capilaridade do uso da tecnologia Hidrogeron no segmento de saneamento básico pelo país. A market share tem como objetivo dimensionar o mercado de cloração no Brasil.
Foi constatado que os sistemas de cloração in loco da Hidrogeron estão presentes no tratamento e desinfecção de água em 274 municípios brasileiros (cerca de 5 % do total), atendendo 13% da população total do Brasil, o que representa mais de 28 milhões de brasileiros que utilizam, diariamente, a água tratada pelos sistemas de cloração desenvolvidos pela Hidrogeron. É uma população maior que as de Portugal, Uruguai e Bélgica somadas.
O volume de água clorada, baseado na demanda de cloro estimada por ano, é de 1,4 bilhão de metros cúbicos por ano. Da estação de tratamento até a mais longínqua ponta de rede, a solução da Hidrogeron mantém o residual dentro das especificações exigidas.
Levando em consideração as estimativas projetadas, o país, depende de uma produção de 52,8 milhões de quilos de cloro ativo por ano para tratamento de água, destes, 8 milhões de quilos, são produzidos por geradores de cloro oriundos da Hidrogeron, calculando então, uma presença de aproximadamente 15% no mercado de cloro para tratamento de água brasileiro.
As referências e fontes utilizadas pela empresa no estudo foram:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Sites institucionais de empresas e prefeituras e dados internos da empresa Hidrogeron.