NOSSO BLOG

Informações úteis para que você se mantenha atualizado

DMAE Uberlândia inaugura a maior e mais moderna obra de saneamento do país

       A maior obra de saneamento da atualidade no Brasil, com investimentos acima de R$ 300 milhões, acaba de ser inaugurada em Uberlândia (MG), no dia do aniversário de 133 anos da cidade. A inauguração, que teve amplo destaque nacional nesta semana, contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do prefeito Odelmo Leão, que frisou o importante trabalho de planejamento e a automatização dos processos de tratamento de água.

       O sistema Capim Branco, que utiliza tecnologia Hidrogeron para a cloração, vai retirar e tratar água do lago homônimo, localizado na comunidade rural Tenda dos Morenos, e que tem capacidade armazenada equivalente a mil vezes o consumo diário da cidade. Uberlândia é reconhecida por disponibilizar um dos melhores serviços de saneamento do país, frequentemente aparecendo entre os primeiros lugares do ranking nacional do setor.

       O sistema, que estava em fase de testes desde o início do ano, tem capacidade para captar até 2 mil litros de água por segundo. Ele está projetado para atender a uma população 3 vezes maior que a de Uberlândia e foi planejado para comportar ampliações em uma segunda e terceira etapas, com capacidade de triplicar a produção de água tratada, o que deve garantir a segurança hídrica de Uberlândia até 2060.

Automatização

       O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, reforçou durante o discurso de inauguração a modernidade do sistema como um todo e seu funcionamento automatizado. “A automatização vai garantir sempre melhores níveis de tratamento de água. Para operar todo esse novo sistema serão necessários apenas 7 funcionários”, explicou.

       A automatização dos processos de cloração é um dos pontos fortes da tecnologia Hidrogeron, utilizada em Uberlândia. O sistema possui analisadores da cloro em tempo real, e, se ela sair dos parâmetros, o ajuste para mais ou menos cloro é feito automaticamente pelas dosadoras interligadas.

 

 A troca do cloro gás pelo hipoclorito de sódio

       Em 2016 o DMAE de Uberlândia substituiu o cloro gás pelo sistema de geração de cloro in loco da Hidrogeron. A coordenadora da ETA Bom Jardim, uma das três que abastecem a cidade, participou como convidada em uma live promovida pela Hidrogeron. e explicou o principal motivo da troca: “Nos últimos três anos de operação utilizando o cloro gás para a cloração da água das ETAs de Uberlândia foram detectados 17 vazamentos. Tínhamos afastamento de servidores, problemas respiratórios”.  Regilaine apresentou imagens de satélite que demonstram que a ETA está cercada pela comunidade, vizinha de escolas e hospital. O medo de vazamento era constante, e a ETA não tinha a estrutura ideal para o armazenamento dos cilindros contendo cloro gás. Regilaine, mesma, já passou por uma experiência muito ruim:

 

“Quando o cloro gás vaza, você vai sentir a ação oxidante dele em instantes. Ele entra queimando suas vias aéreas, aí você precisa correr para o hospital.  Falo por experiência própria”. 

Regilaine Duarte,  coordenadora da ETA Bom Jardim/DMAE

 

       Regilaine explica que a troca dos sistemas de cloração foi uma importante medida tomada pelo DMAE dentro da sua ação integrada para melhoria dos serviços e diminuição dos riscos sociais, ambientais e operacionais. E também destaca a economia de mais de 36% nos custos com cloração, já que o sistema automatizado evita desperdícios e a solução oxidante produzida pelo gerador Hidrogeron eliminou o custo de outros produtos, como o alcalinizante, por exemplo.

Assista ao trecho da live em que Regilaine Duarte fala sobre os benefícios da implantação do sistema Hidrogeron.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Filtrar por Segmento

Filtrar por Categoria

Mais Sobre Nós

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA CONTEÚDOS GRATUITOS E NOVIDADES

VEJA TAMBÉM: