A Tronox possui 9 grandes fábricas produtoras de pigmento distribuídas pelo planeta : EUA, Holanda, Austrália(2), Inglaterra, China, França, Arábia Saudita e Brasil. Instalada no Pólo Industrial de Camaçari (BA), a fábrica brasileira é a única com produção integral do pigmento de titânio na América Latina e utiliza a tecnologia Hidrogeron para clorar a água utilizada na produção.
Os ganhos são no curto, médio e longo prazo. Seja no transporte e manuseio de produtos para a cloração, seja na qualidade final da água utilizada no processo produtivo. Inclusive a segurança financeira: porque quando a empresa gera seu próprio cloro com insumos abundantes e baratos, como a água e o sal (cloreto de sódio), ela não fica refém da oscilação de preços do cloro do mercado internacional controlados por grandes indústrias químicas, sujeitas, portanto às imprevisíveis variações cambiais do dólar.
A Tronox tinha grandes desafios no tratamento da água:
Eliminar o uso de cloro gás em sua Estação de Tratamento, e, com isso, todos os riscos de vazamento na planta ou durante o transporte do gás, altamente tóxico.
Dependência de abastecimento externo e oscilação de custos.
A água bruta não precisava apenas de desinfeção de carga orgânica, mas também continha excesso de ferro, que trazia odor e cor, o que é especialmente delicado para uma indústria que fabrica pigmentos a partir de um composto branco, o dióxido de titânio.
Acesse o Case de sucesso saiba como a Hidrogeron resolveu todos esses problemas: