* Publicado na PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia.
A cadeia produtiva da carne pode ser comprometida pela falta de qualidade da água, que é responsável por um grande número de doenças e contaminações de veiculação hídrica. Na saúde animal e na produção higiênica de alimentos a água deve ser monitorada para garantir uma produção segura sem riscos.
Este estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e publicado pela PUBVET – Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia, teve o intuito de analisar os parâmetros analíticos físico-químicos da água de abastecimento industrial de um frigorífico do Triângulo Mineiro, verificando se os tratamentos de água adotados são eficientes, adequados para a indústria.
O trabalho é de autoria de Agna Miranda Castro, então mestranda em Sanidade Animal, Higiene e Tecnologia dos alimentos, e da estudante de Técnico em Meio Ambiente, Rayna Trassi Espontão. Ele avalia, entre outros aspectos, a eficiência do gerador de cloro in loco da marca Hidrogeron para a manutenção de água de alta qualidade no processo produtivo. As amostras foram coletadas pelo controle de qualidade da empresa e acompanhadas pelo agente de inspeção SIF (Serviço de Inspeção Federal). Encaminhou-se para um laboratório especializado e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.