A primeira fase do Vila Carnaúba, um empreendimento imobiliário de alto padrão que está em implantação no litoral cearense, será entregue no próximo dia 26 de julho. O condomínio fica a 15 minutos do aeroporto de Jericoacoara e casas que circundam nove lagoas artificiais paradisíacas espalhadas em uma área total de meio milhão de metros quadrados.
O Vila Carnaúba tem acesso à belíssima Praia do Preá com suas águas amenas, e todas as suas ruas internas são de areia, sem acesso de carros, à exemplo da Vila de Jericoacoara. Cerca da metade dos imóveis já foi vendida, inclusive para nomes famosos entre artistas e empresários.
É um local para descansar, mas também para viver e até trabalhar de forma plena e em contato direto com a magnífica natureza local. O ponto forte do empreendimento, além da sua localização privilegiada, é sua arquitetura. Um minucioso trabalho de pesquisa foi realizado por uma renomada equipe de arquitetos para resgatar e fazer uma releitura das técnicas construtivas, bem como o imprimir as características da arte e cultura regionais.
Tanto nas construções das casas quanto na infraestrutura e mobiliário, existe uma cuidadosa linha estética harmônica, que imprime com plenitude a tranquilidade e a alegria local. Existem 7 modelos de casa disponíveis, o cliente compra o lote e escolhe qual modelo deseja. Além das residências, o “Vila Carnaúba” conta com spa & health club, kids club, coworking, clube esportivo e também terá um hotel 6 estrelas com hospedagem em residências e bangalôs.
Sustentabilidade
Um aspecto notável do empreendimento é a integração com o meio ambiente e as medidas de sustentabilidade para minimizar os impactos do projeto. Além de consistentes projetos na área social, os cuidados ambientais são rigorosos.
Não existem muros entre as casas e o paisagismo coloca em destaque os elementos naturais do Ceará, criando o aspecto de simplicidade de uma vila, no entanto recoberto de sofisticação.
A água proveniente de poços artesianos já está em tratamento utilizando a tecnologia Hidrogeron tanto para a desinfecção contra microorganismos quanto na oxidação de metais como ferro e manganês característicos em águas subterrâneas. José Bernardo Milek, diretor de operações e sócio do Grupo Carnaúba explica um dos principais motivos para a adoção da geração própria de cloro:
"O Grupo Carnaúba adotou a tecnologia Hidrogeron principalmente devido ao compromisso com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental. A tecnologia Hidrogeron permite a produção de hipoclorito de sódio, in loco, a partir de sal grosso e água, eliminando a necessidade de transporte e armazenamento de produtos químicos".
Tratamento de efluentes
O esgoto é tratado com hipoclorito de sódio gerado pelo mesmo gerador de cloro in loco Hidrogeron, assim, os efluentes retornam aos corpos receptores com níveis excelentes para a natureza e não causam contaminação das águas. Veja o que o Vila Carnaúba diz sobre este processo:
“As primeiras impressões sobre o tratamento do esgoto utilizando hipoclorito de sódio produzido in loco foram bastante favoráveis:
Qualidade do efluente: O tratamento resultou em efluentes que atendem aos padrões ambientais, demonstrando eficiência no processo de desinfecção.
Redução de resíduos: Houve uma significativa redução no volume de resíduos químicos, contribuindo para a sustentabilidade do empreendimento.
Operação segura: A operação foi conduzida de forma segura, sem exposição dos operadores a produtos químicos perigosos”.
Lagoas paradisíacas
As grandes estrelas do projeto são, sem dúvida, as nove lagoas artificiais que conferem ares de paraíso ao cenário e à dinâmica do condomínio. Como são artificiais, trata-se, na prática, de gigantescas (e lindas) piscinas e, portanto, suas águas também precisam de tratamento de grande porte, afinal, ninguém vai pagar entre 3 e 6 milhões de reais (faixa de valor aproximada de cada imóvel) em uma casa para ficar admirando uma lagoa com águas turvas e esverdeadas.
E para manter esse imenso volume de água com o aspecto sempre cristalino e livre de contaminantes, o Vila Carnaúba aposta na tecnologia Hidrogeron. “A produção de hipoclorito foi consistente e suficiente para atender às necessidades do empreendimento, tanto para o tratamento de água quanto de esgoto”, explica o José Bernardo Milek.
O Vila Carnaúba precisava de independência do fornecimento de cloro industrial, facilidade de operação do sistema, segurança impecável na qualidade das suas águas e encontrou e, por isso, adotou o sistema de geração de hipoclorito e dosagem automática Hidrogeron. O diretor de operações do Vila Carnaúba fala sobre os primeiros meses de funcionamento do sistema de cloração:
"A tecnologia Hidrogeron demonstrou ser eficaz na manutenção da qualidade da água, com níveis adequados de cloro residual. Além disso, a operação revelou-se segura, sem incidentes relacionados ao manuseio de produtos químico perigosos. A eliminação da compra de cloro industrial em substituição da compra de apenas sal grosso se mostrou financeiramente vantajosa, bem como possibilitou a eliminação da geração de resíduos com embalagens"
Operação e manutenção dos equipamentos Hidrogeron
Paulo Bernardo conta que o sistema Hidrogeron foi bem recebido pela equipe técnica do empreendimento, e destacou: “O sistema mostrou-se fácil de operar, com procedimentos simplificados para a produção de hipoclorito, bem como a aplicação através da dosagem automática. A manutenção do sistema é relativamente simples e menos intensiva do que a gestão de cloro químico tradicional”.
Imagens da instalação do sistema de geração de cloro in loco Hidrogeron no Vila Carnaúba