Araçatuba (SP) tem figurado entre os municípios com melhor saneamento do Brasil nos últimos anos, servindo como um modelo de eficiência nos serviços de água e esgoto. Em 2016, o grupo GS Inima assumiu as operações de saneamento da cidade e hoje a cobertura de serviços de água e esgoto no município de mais de 200 mil habitantes é de 100%.
Além do forte investimento em infraestrutura (como a construção de uma nova ETA e a ampliação da rede de abastecimento), outra característica aplicada pela GS Inima nas cidades que opera é o investimento sistemático nas mais novas tecnologias. Entre elas, o compromisso com a excelência no sistema de desinfecção da água tratada que será distribuída à população.
ETA Baguaçu: a primeira experiência
Em 2021, foi instalado um sistema de geração de cloro in loco e dosagem automatizada Hidrogeron na ETA Baguaçu, que capta água do rio homônimo. Até então a estação de tratamento utilizava gás cloro para a desinfecção, e a preocupação maior da GS Inima era justamente com a segurança dos operadores, uma vez que o gás cloro pode ser muito nocivo à saúde humana em caso de acidentes.
Enquanto isso, a GS Inima Samar Araçatuba testou equipamentos de geração de cloro de outros fabricantes na ETA Tietê, que também atende a cidade. Durante o período de 2020 a 2024 foram coletados todos os dados técnicos e financeiros sobre o desempenho das duas etas e estes foram analisados e comparados. Diante dos resultados, resolveu-se adotar a tecnologia Hidrogeron também na ETA Tietê. Os principais motivos que levaram a isso foi a redução de 25% de insumos durante a cloração em relação às outras tecnologias testadas e também a rapidez e eficiência na assistência técnica e manutenção. Com essa decisão, 100% das ETAs de Araçatuba passaram a utilizar a tecnologia Hidrogeron, que também disponibilizou à GS Inima Araçatuba um técnico full time que faz a reposição de sal e conferência diária dos equipamentos.
Diogo Gonçalves, coordenador de operações da GS Inima SAMAR Araçatuba, ressalta que o atendimento e assistência dada pela Hidrogeron contou na hora da escolha em adotar o sistema para todas as etas da cidade “A equipe presta um serviço adequado às nossas necessidades com agilidade e cordialidade em todos os setores diretamente relacionados à GS Inima SAMAR” declarou. O diretor ainda aponta que o principal objetivo ao substituir o cloro comercial pela geração de cloro in loco é a segurança operacional “garantindo a disponibilidade do sanitizante em nossas unidades, além de promover uma melhora quanto às atividades do time de operação, minimizando riscos relacionados ao manuseio do hipoclorito comercial a 12%”, revela Gonçalves.