Os profissionais do saneamento de todo o país estão de olho nas mudanças que a nova Portaria 888/2021 trouxe e o quanto ela vai impactar o futuro próximo do saneamento, e mesmo o presente. A portaria define os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade e entrou em vigor em maio deste ano.
A Hidrogeron convidou a professora e pesquisadora Weruska Brasileiro, uma referência nacional em pesquisas e projetos sobre saneamento básico, para participar da série de lives “Saneamento em Pauta”. o excelente resultado desta live foi dividido em 5 partes.
Neste trecho da live, Profª Weruska apresenta algumas das principais mudanças que a Portaria trouxe nos padrões e normas sobre a qualidade da água para consumo humano. A pesquisadora avisa que ainda é cedo para avaliar a extensão dos impactos de cada uma das mudanças:
“Precisamos, ainda, desenvolver um olhar mais crítico em relação a essas mudanças para melhorar a interpretação da Portaria 888/2021” – Weruska Brasileiro.
Veja os principais pontos abordados por ela e assista a este trecho da live onde a pesquisadora detalha cada um deles:
Foi excluído o controle de bactérias heterotróficas, antes usado para avaliar a integridade dos reservatórios e da rede de distribuição. Para Weruska, muitos desses microrganismos não apresentam riscos sanitários, embora estejam relacionados à matéria orgânica. E que, talvez essa exclusão tenha a ver com as novas exigências de baixa turbidez e controle de esporos de bactérias aeróbias (EBA), pois isso acabaria por resolver a questão sanitária relacionada a esse ponto.
Não está explícito o controle de pH (assista ao vídeo para saber mais)
Exigência de manter o residual mínimo de cloro ou dióxido de cloro em 0,2 mg/l em toda a extensão do sistema de abastecimento de água e nos pontos de consumo.
O valor máximo para a turbidez na saída do tratamento deve ser verificado no efluente de cada unidade de filtração.
Quer saber mais detalhes sobre as principais mudanças da Nova Portaria 888/2021? Acesse o trecho da live com a professora e pesquisadora Weruska Brasileiro: