A Hidrogeron terá sua própria geração de energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas. São 160 placas que ocupam uma área de 352 m2 com capacidade para a geração de 71 kW/hora, o suficiente para suprir as atividades da fábrica, dos escritórios e todos os outros setores da empresa. Esta iniciativa soma-se a outras, como o reaproveitamento de água da chuva, a minimização de resíduos nos processos produtivos e na área administrativa, a Hidrogeron conta ainda com o aproveitamento da luz solar para a iluminação da fábrica.
Os sistemas de geração de cloro in loco da Hidrogeron são, por sua própria essência, processos amigáveis ao meio ambiente e ao ser humano, oxidando contaminantes nocivos. A produção da solução oxidante não é agressiva à natureza e não gera subprodutos nocivos.
Microgeração de energia fotovoltaica
A energia excedente (como aquela gerada nos fins de semana, quando não há produção na fábrica) que será gerada pela Hidrogeron vai retornar à rede de distribuição e será adquirida pela companhia de energia em forma de “crédito de energia”. Nos horários em que não há sol, nem, portanto, geração de energia, a Hidrogeron usa esses créditos de volta para adquirir a energia gerada pela rede de distribuição.
A microgeração distribuída de energia elétrica, que é como se chama essa modalidade, traz inovações que podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade.