Após o período de testes com sucesso, a Cosanpa inaugurou oficialmente a implantação da tecnologia de geração de cloro in loco Hidrogeron, no último dia 12 de setembro. O evento aconteceu na Estação de Tratamento de Água Una, no bairro Benguí, em Belém, que recebeu um gerador com capacidade de geração de cloro de 24 kg/dia. Este equipamento faz parte do lote de 58 geradores com tecnologia Hidrogeron, adquiridos pela Cosanpa em meados do ano, sendo que 27 deles já estão instalados e em fase de testes. 

Letícia Souza, da Cosanpa, acompanhada de Eduardo Santos, supervisor técnico da Hidrogeron.

As instalações iniciaram em  julho e com isso a COSANPA espera resolver problemas de eficiência na desinfecção da água, demanda prioritária para a saúde da população do Estado. E com os novos equipamentos já conseguiu garantir o residual de cloro livre na ponta de rede à população. Além disso, a COSANPA decidiu reduzir custos elevados e logística complicada na aquisição do  cloro comercial.

 

Durante o evento de inauguração, Letícia Souza dos Santos, técnica em saneamento da COSANPA, falou sobre a importância do equipamento para a saúde pública do estado. Graças ao foco que a empresa tem dado na qualidade da água distribuída à população, o Pará deve experimentar nos próximos anos uma acentuada redução de internamentos por doenças de veiculação hídrica, e com isso, aumentar seus índices de desenvolvimento humano.