Grandes exemplos de reuso da água do esgoto

Grandes exemplos de reuso da água do esgoto

O reuso da água do esgoto foi um tema abordado por vários participantes da Semana da Água, promovida pela Hidrogeron. A professora e pesquisadora Lourdinha Florêncio, reforçou a necessidade de se reaproveitar esse recurso que é finito, apresentando exemplos de remoção de patógenos após o tratamento convencional  e cases de sucesso no reuso da água em pontos diferentes do planeta.

O desafio exige um olhar pragmático: “Precisamos remover não só a matéria orgânica e os nutrientes, mas também os patógenos. Para isso temos que desinfectar não só a fase líquida do esgoto, mas também a fase sólida, para permitir um uso mais abrangente para esses subprodutos”, aponta Lourdinha.

A cientista demonstra ricos exemplos de reciclagem da água, como o reuso agrícola, a injeção do esgoto tratado no aquífero para que este realize a filtração pelo solo e ofereça água de ótima qualidade à jusante e também falou sobre a intrusão salina. Ela cita cidades como, por exemplo, Beijing, a capital chinesa que, já em 2014, reciclava 14m3/s de água originária do esgoto para a irrigação dos seus parques e canteiros. E também Windhoek, capital da Namíbia, na qual 25% da água utilizada para o abastecimento da cidade um dia já foi esgoto, tratado por meio de um sistema sofisticado que utiliza ozonização, filtro de carvão ativado e nanofiltragem. Lourdinha cita ainda outros exemplos como condomínios de apartamentos nos EUA e no Japão. 

Assista ao trecho da apresentação da professora Lourdinha Florêncio que fala sobre o reuso da água: