hidrogeron-cidades-paranaenses-esgoto-aco-inoxidavel

Cidades paranaenses recebem estações de tratamento de esgoto modulares em aço inoxidável.

Compartilhar

As cidades de Matelândia e Céu Azul, localizadas no Estado do Paraná, receberão novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), concebidas e montadas com métodos e tecnologias modernas. As obras, realizadas pela empresa também paranaense, Hidrogeron, consiste em estações modulares em aço inoxidável com tecnologia de lodos ativados com aeração prolongada.

Anteriormente, as ETEs existentes em ambas as cidades consistiam em sistema de reator anaeróbio de leito fluidizado – RALF, seguido de filtro biológico percolador. No entanto, com o passar dos anos e consequente aumento populacional, o método tornou-se pouco eficaz no tratamento de efluente.

Segundo equipe de especialistas da Hidrogeron, a técnica adotada pela empresa para a resolução do problema é utilizada mundialmente para proporcionar alta eficiência de remoção de matéria orgânica com pequenos requisitos de área de implantação.

hidrogeron-cidades-paranaenses-esgoto-aco-inoxidavel-2

 

 

 

 

 

 

 

“A substituição de um sistema de tratamento anaeróbio por um sistema aeróbio, como o que adotamos, além de evitar a geração de gases que são inflamáveis e produzem mal odor, também apresenta mais eficiência de remoção de matéria orgânica. Com o novo sistema, a eficiência do tratamento passará de 70% para 95%, no mínimo, reduzindo os impactos ambientais causados no corpo receptor, proporcionando maior capacidade de autodepuração, isto é, a capacidade do rio de restaurar suas características ambientais naturalmente, devido à decomposição dos poluentes do esgoto tratado”, explica um dos profissionais responsáveis pelo projeto.

Sistema automatizado.
Além da alta eficiência no tratamento de esgoto, atendendo a legislação vigente, todo o sistema desenvolvido pela empresa é automatizado, o que facilita a operacionalidade e o controle dos processos. O sistema é altamente modulável devido a automação da medição de vazão, controle de recirculação de sólidos e controle da concentração de oxigênio dissolvido no tanque de tratamento.

hidrogeron-cidades-paranaenses-esgoto-aco-inoxidavel-1

 

 

 

 

 

 

 

Em relação a estrutura, a técnica de construção oferecida pela Hidrogeron neste projeto é composta por tanques produzidos em aço inoxidável.  “Isso permite que o tempo de execução da obra seja reduzido, além disso, os tanques em aço não necessitam de manutenção periódica e tem vida útil superior se comparado ao concreto armado”, diz o Diretor de Operações da Hidrogeron, Dionísius Duarte Rossetto Ribeiro dos Santos.

As implantações estão em fase de finalização e pré-operação devendo entrar em operação nos próximos meses.

Fale com um especialista Hidrogeron no WhatsApp.
Baixe agora mesmo E-book Requisitos para Implementação de ETA.
Requisitos para a Implementação de Tratamento de Água

Leia também: