Veja como a Kalpa conseguiu Reduzir em 90% os Insumos para Tratamento das Maiores Piscinas Públicas da Bahia

Compartilhar

Veja como a Kalpa conseguiu Reduzir em 90% os Insumos para Tratamento das Maiores Piscinas Públicas da Bahia

Sobre a Kalpa

Desde 2016, quando o Centro Olímpico de Natação da Bahia foi inaugurado, a Kalpa Serviços de Manutenção Ltda., é responsável pela manutenção preventiva e corretiva das piscinas que compõe o complexo. A empresa, contratada pelo Governo da Bahia por meio de processo licitatório, é responsável pelo tratamento da água de duas piscinas olímpicas, sendo uma de dez raias de dimensões oficiais (25 por 50 metros) e profundidade de três metros, e outra piscina de aquecimento (12,5 por 25 metros).

Com padrões internacionais, ambas são parte de um centro destinado à prática de esportes aquáticos na cidade de Salvador, capital da Bahia, que conta com aulas de natação para crianças carentes, de hidroginástica destinada à população idosa, além de campeonatos, competições e treinamentos para a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

O Problema

Desde que assumiu a responsabilidade das piscinas olímpicas da Bahia, a Kalpa vinha percebendo que tratar a água a partir do processo de cloro granulado não parecia a alternativa mais eficaz.
Além de operacionalmente o produto apresentar grandes dificuldades em termos de diluição e controle de aplicação, o cloro granulado era uma alternativa muito cara. Diante de tão pouca eficiência e custos onerosos, a empresa buscava alternativas que lhe parecessem mais viáveis e com menor custo possível.

A Solução.

Foi em uma visita despretensiosa de um consultor da Hidrogeron que passava pelo estado da Bahia que a Kalpa encontrou a solução para o que, até então, lhe parecia insolúvel. A proposta de trocar o método de tratamento com a utilização do cloro granulado por uma alternativa mais eficiente seria o bastante, no entanto, a Hidrogeron propunha ainda uma significativa redução de despesas no tratamento.

“Encontrar uma alternativa mais eficaz e que nos custasse menos era exatamente tudo o que precisávamos para melhorar a qualidade do nosso serviço e, ainda assim, economizar”, afirma Luiz Gomes Neves, sócio-administrador da empresa.

Ao contrário do método com a utilização do cloro granulado, o Gerador de Cloro In Loco da Hidrogeron permitiu que tanto a produção como a aplicação do cloro fossem automatizadas, com teores estáveis e absolutamente seguros do produto no tratamento da água das piscinas.  A tecnologia empregada pelo gerador, que trabalha a partir da geração de cloro pela eletrólise da salmoura, utiliza insumos baratos como água, energia elétrica e sal, fato que reduz – e muito – o valor gasto durante o processo de tratamento.

Resultados.

Apesar de não implicar em nenhum investimento inicial por parte da Kalpa, que optou pela utilização do sistema na modalidade de locação, em apenas três meses de operação, a troca no método já se mostrou a melhor alternativa. Com uma economia de 90% nos valores gastos com insumos para o tratamento da água das piscinas, a tecnologia já é recomendada pela empresa. “Tivemos a diminuição de 70% no valor gasto com insumos logo no primeiro mês, mas as reduções não pararam por aí; já conseguimos alcançar uma redução de 90% nos valores gastos anteriormente à utilização do gerador de cloro in loco da Hidrogeron”, garante o responsável pela empresa.

Além disso, o novo método melhorou a qualidade da água tratada substituindo com superioridade o método até então utilizado na etapa de cloração da água. “Além do custo baixo, passamos a contar com uma água muito mais cristalina, sem algas, sem irritação nos olhos dos usuários das piscinas, antes causada pelo excesso de cloro. Sem dúvidas acertamos com o método mais eficiente e que traz os melhores resultados em termos de cloração. Certamente recomendaria a utilização para empresas que, assim como nós, se preocupam em vencer o desafio de melhorar a qualidade da água sem precisar gastar mais por isso”, finaliza.

A Kalpa conseguiu melhorar a qualidade da água das piscinas olímpicas de Salvador (BA) reduzindo os gastos com insumos para o tratamento da água.
Conheça mais sobre o nosso Gerador de Cloro In Loco.

 

Leia também: