Como contratar fornecedores ou prestadores de serviços de tecnologia de qualidade?

Como escolher fornecedores ou prestadores de serviços de tecnologia de qualidade?

Compartilhar

Gestores que precisam lidar com operações ligadas ao tratamento de água ou efluentes possuem muitas responsabilidades, expectativas a atender e desafios. O principal deles? Conseguir recursos suficientes para manter o funcionamento das operações e empenhá-los de forma positiva nas aquisições e contratações de serviços.

Esse desafio existe porque, muitas vezes, os gestores precisam lidar com tudo isso sem possuir níveis aprofundados de conhecimento técnico na área.

É principalmente aí que entra a importância de se fazer boas contratações e encontrar parceiros verdadeiramente qualificados e comprometidos. Contratar um prestador de serviços qualquer pode sair muito caro!

VÁ ALÉM DA COMPARAÇÃO DE VALORES •

Hoje em dia, bons fornecedores e prestadores de serviços precisam ir muito além da venda. É muito importante avaliar, além do preço, quais são as vantagens e facilidades que você estará garantindo ao fechar um negócio.

É importante se fazer a pergunta “o que estou adquirindo além do produto/serviço contratado?” Como estamos falando do segmento de tecnologias para saneamento, é importante averiguar se a empresa contratada vai além a venda: que tipo de suporte será disponibilizado após a contratação? Sob quais condições? Existe uma equipe de atendimento e suporte pós-venda preparada e à disposição para atender eventuais demandas? Qual é o tempo de resposta de tais demandas? A empresa tem a preocupação de saber como está o projeto que foi entregue, se está funcionando, se os resultados são positivos? Como é o histórico do fornecedor/prestador?

MODALIDADE DE EXECUÇÃO E ENTREGA •

Antes de fechar uma contratação, é extremamente importante tirar todas as dúvidas sobre como a empresa vai executar o seu projeto e qual é a modalidade da entrega — ou seja: quais são os procedimentos adotados pela empresa durante a execução? A empresa que você escolheu vai elaborar um diagnóstico detalhado pré-projeto para avaliar tudo que será necessário antes do início das atividades, ou você deverá encontrar outra forma de providenciar isso? E na entrega, haverá alguma pendência que ficará sob responsabilidade da sua empresa ou a contratada entregará todo o projeto sob um regime turnkey?

BUSQUE REFERÊNCIAS! •

Ao fazer uma contratação, procure pessoas que já contrataram aquele serviço previamente para trocar informações e experiências. É importante fazer perguntas referentes ao compromisso da empresa, se houve algum tipo de problema durante a contratação e como a empresa lidou com eles. Não há momento melhor para se medir a qualidade de um prestador de serviços do que em meio a uma crise ou problema!

DEPOIMENTOS SÃO IMPORTANTES •

Se não houver ninguém com quem você possa falar diretamente, procure por informações online! Se a empresa for realmente séria e garantir a entrega dos serviços, você pode conferir no próprio site quem são os clientes atendidos e o que eles gostam na empresa.

Você também deve buscar informações em sites imparciais e nas redes sociais, onde as pessoas estão sempre deixando suas opiniões e trocando experiências sobre as marcas. Compare esses pontos positivos e negativos antes de tomar qualquer decisão!

PARA OPERAÇÕES COMPLEXAS, EXPERTISE É TUDO •

Hoje em dia, qualquer profissional ou empresa pode dizer que é expert em alguma coisa. Contudo, um erro que muitas pessoas cometem no momento da escolha de um prestador de serviços é ignorar o fato que expertise, para ser verdadeira, precisa ser sinônimo de anos de experiência prática. Profundo conhecimento de causa!

Especialmente para segmentos muito técnicos como é o caso do de tecnologias para saneamento, analisar a experiência de mercado de um parceiro em potencial como um diferencial pode ser a diferença entre uma contratação que facilitará os processos da sua empresa e aumentará seus lucros e uma contratação que, após alguns meses, só te gerará dor de cabeça e prejuízos.

Leia também: