Ilustração sobre como tratar efluentes industriais no Brasil

Os benefícios do tratamento de efluentes industriais para a sua empresa

Compartilhar

Há um bom tempo, já é uma realidade para a maioria das indústrias que o tratamento dos resíduos provenientes dos processos industriais é uma necessidade da qual não se pode escapar. A legislação brasileira, aliás, já é muito rigorosa nesse sentido: segundo a resolução nº 430/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o descarte de efluentes da indústria em corpos receptores só pode ser realizado após o devido tratamento, desde que “não cause poluição a águas subterrâneas ou superficiais”.

No entanto, o tratamento de efluentes não é importante somente para cumprir a legislação. Há uma série de benefícios para as empresas que investem nesse serviço essencial, e este post vai explicar melhor o que sua indústria tem a ganhar com o cuidado com o meio ambiente e o que é tratamento de efluentes.

Preservação ambiental

Talvez o benefício mais aparente, a preservação ambiental é um dos principais resultados do tratamento de resíduos industriais. Aliás, a legislação brasileira não é rigorosa à toa com o setor industrial: a indústria é o principal agente poluidor do solo e da água no País, produzindo resíduos de formas mais variadas (gases, cinzas, óleos, metais, cerâmicas, esgoto, vidros).

Garantir uma boa qualidade na transformação desses resíduos poluentes em material pronto para o descarte é melhorar o ambiente no seu entorno, o que reverbera imediatamente na preservação ambiental, dos recursos naturais (que são finitos!) e, também, na proteção da fauna e flora.

Qualidade de vida e saúde

A melhora da qualidade de vida é outro importante motivo para o investimento em tratamento de efluentes industriais. O descarte incorreto desses poluentes aumenta a proliferação de doenças, como hepatite A, leptospirose, febre tifoide, cólera, entre outras. Com o controle do descarte desses efluentes, além da melhora na qualidade de vida da população, há o aumento da produtividade do trabalho. É um benefício para toda a sociedade!

Branding

Se a sua indústria tem o desenvolvimento sustentável como meta, reforçar que a sua marca é realmente quem pensa no meio ambiente e no desenvolvimento social é importante – afinal, ela se preocupa mesmo com isso! Em um tempo em que é cada vez mais importante salientar o investimento em desenvolvimento sustentável, reforçar o sucesso da sua marca é essencial para se destacar frente à concorrência e conquistar mais clientes.

Já conferiu o nosso eBook gratuito sobre tratamento de efluentes? Disponibilizamos especialmente para as empresas preocupadas com o desenvolvimento sustentável. Baixe agora mesmo e aprenda mais sobre como tratar efluentes industriais.

Leia também: