As vantagens do uso de Aço Inoxidável nas Estações de Tratamento e Reservatórios!

A todo momento, novas tecnologias são estudadas a fim de tornar a água adequada ao consumo e o efluente ao descarte ou reuso. Para tanto, essencialmente necessita-se de Estações de Tratamento. Uma das opções que o mercado oferece consiste na construção de tanques modulados a partir de chapas de aço inoxidável. Um processo rápido e altamente eficiente. Além disso, esses módulos podem atender diversos portes de empreendimento, tais como: saneamento público, condomínios, construtoras, hotelaria ou indústrias. Ou seja: a estrutura de uma Estação de Tratamento em Aço Inox pode ser montada e utilizada com muita versatilidade.

O sistema construtivo modulado em aço inoxidável caracteriza-se pelo parafusamento das chapas, com parafusos 316L. O aço inoxidável é um tipo de aço de alta liga, geralmente contendo em sua composição química elementos como cromo, níquel e molibdênio. Esses elementos de liga, principalmente o cromo, conferem ao aço inox uma excelente resistência à corrosão quando comparados ao aço carbono, que também é amplamente utilizado no mercado. Para ter uma melhor resistência a corrosão, o aço inoxidável possui pelo menos 10,5% de cromo — uma composição química balanceada que propicia essa maior resistência.

Cada projeto possui suas especificidades. Porém, em linhas gerais, o Aço Inoxidável 316L é indicado para a construção de reservatórios de água (clorada) justamente por causa dessa sua alta resistência à corrosão. Já para Estações de Tratamento (seja de água, esgoto ou lodo), já recomenda-se o Aço 304.

Há, ainda, vários outros benefícios de se investir em uma Estação de Tratamento em Aço Inoxidável, além de sua maior resistência e durabilidade: ótima estanqueidadetempo reduzido de implantação, não requer pintura e não necessita de manutenção contínua.

Drinking Water Inspectorate (DWA), na Inglaterra, elegeu o aço inoxidável como material apto para ser usado na água potável. Já nos Estados Unidos, a American National Standards Institute/National Science Foundation aprovou o aço inoxidável como sendo um material ideal para o contato com a água.

Ao projetar uma Estação de Tratamento de Água ou Efluentes, é importante lembrar do altíssimo nível de corrosividade da água ou do efluente. Para neutralizar os contaminantes existentes neles, geralmente utiliza-se processos que envolvem a adição de cloro ou ozônio — compostos químicos que aumentam muito a corrosividade da água. Em modelos construtivos que utilizam o aço inoxidável como base, porém, essa corrosividade deixa de ser um problema.

Por estes motivos, o aço inoxidável é o material preferido do mundo inteiro — e também dos projetos desenvolvidos pela Hidrogeron, é claro.

Fale com um especialista Hidrogeron no WhatsApp.
Baixe agora mesmo: E-book Gerador de Hipoclorito de Sódio in Loco?